segunda-feira, 10 de agosto de 2009

3 R's

O assunto não é novo mas acho que vale a pena continuar a falar dele: RECICLAR


Reduzir, Reutilizar e Reciclar


Convém saber para ter consciência,

* Cada pessoa produz 180 quilos de lixo (em média) por ano, se multiplicarmos por toda a população mundial…

* O papel e o papelão podem levar de 3 a 6 meses para serem absorvidos.

* Uma simples pastilha elástica pode levar 5 anos.

* As latas de refrigerante levam uma vida: de 80 a 100 anos!

* O plástico pode levar até 500 anos. Mas alguns, simplesmente, não se decompõem.

* O vidro fica um milhão de anos na natureza sem de decompor!!!



Curiosidades:



* Sabiam que se salvam cerca de 20 árvores se reciclarmos uma tonelada de papel?



* Sabiam que se poupam 400 quilos de areia para fabricar uma tonelada de vidro, a partir do vidro que colocarmos no contentor verde?



* Sabiam que os plásticos são feitos a partir do petróleo, que pode acabar para sempre e que reciclar plásticos diminui a poluição do ar?



* Sabiam que se levarmos os lixos recicláveis aos ecopontos se reduz a quantidade do lixo a depositar no aterro sanitário?






Ecoponto Amarelo: Latas de bebidas, latas de conserva, pacotes de leite e bebidas, iogurtes, aerossóis vazios, tabuleiros de alumínio, garrafas, garrafões e frascos de plástico, sacos de plástico e esferovite limpa.
Não colocar: Embalagens de produtos tóxicos ou perigosos; electrodomésticos; pilhas e baterias; objectos que não sejam embalagens, por ex.: tachos e panelas, talheres, ferramentas, etc.





Ecoponto azul: Embalagens de papel e cartão. Apesar de não serem embalagens também deverá colocar jornais, revistas e papel de escrita e impressão.
Não colocar: Embalagens de cartão com gordura, sacos de cimento, embalagens de produtos químicos, papel de alumínio, papel autocolante, fotografias, fraldas, papel absorvente por ex.: papel de cozinha, guardanapos e lenços de papel.





Ecoponto verde: Garrafas, frascos e boiões de vidro.
Não colocar: Loiças e cerâmicas (copos, pratos, chávenas, etc), janelas, espelhos, vidraças, lâmpadas e materiais de construção civil.





2 comentários:

  1. Ola querida!que bom que esta de volta!!aqui no Brasil a coisa está complicada por conta da gripe suína....entramos de férias dia 17 de julho e teríamos que retornar dia 3 de agosto, mas a Secretaria de Saúde junto com a de Educação, resolveram adiar quem sabe até Setembro...com isso vai embolar os estudos e conteúdos....vamos aguardar...bjs com saudades..Teresa

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresa,
    Por aqui as coisas também não estão nada fáceis, todos os dias temos noticias de muitos novos casos, de escolinhas que fecham devido a crianças infectadas. Por enquanto e graças a Deus, ainda ninguem faleceu devido á gripe mas anda tudo numa roda viva.
    Vamos ver o que virá por aí..
    Bjs grandes

    ResponderEliminar