terça-feira, 12 de janeiro de 2010

E se fosse contigo..

Qualquer pai e mãe que tenham um filho saudável, não sabem o bem precioso que tem.
Por mais que se tente não se consegue dar o valor ao sofrimento daqueles pais que foram abençoados com filhos, que de uma maneira ou de outra passam por fases menos boas ou até mesmo fases sem retorno.

Quando a minha filha mais velha nasceu, já se fazia em Portugal colheita das células estaminais, embora a sua criopreservação fosse feita fora de Portugal, mas por motivos financeiros, na altura rondava os 5.000€ era um valor bastante elevado para um casal em inicio de vida, e também a pouca informação sobre o assunto aliada a minha inexperiência na altura fez com que não preserva-se as suas células, hoje arrependo-me terrivelmente de não o ter feito.
Com o meu filho mais novo as coisas já foram bastante diferentes, passados 10 anos, o valor cobrado pela colheita e criopreservação é bastante mais acessível, e as células estaminais do JP estão em Cantanhede na Crioestaminal durante 20 anos e espero que nunca venha a necessitar delas, mas estão lá..


Aqueles pais que esperam um filho, não deixem de fazer a recolha, a minha forma de pensar é de que prefiro arrepender-me de ter gasto o dinheiro na recolha e nunca precisar, que por uma rasteira da vida um dia precisar das células estaminais e não o ter feito, por um valor que ronda os 1.250€


Há um menino, o Eduardo que necessita urgentemente de um dador compatível, a história desta criança com apenas 19 meses li-a aqui.



É impossível ficar indiferente, para doar medula basta ter entre 18 e 45 anos, ser saudável, pesar pelo menos 50 quilos e nunca ter recebido transfusão de sangue.


Além de podermos salvar vidas é tão simples ser doador. Aqui estão algumas das questões principais além de uma ficha de inscrição.

Em relação ao Eduardo, quem por aqui passa, que seja do Norte, faz um favor a todos nós e comparece na recolha de sangue.

Sem comentários:

Enviar um comentário