quinta-feira, 4 de junho de 2009

Mito ou talvez não




Quem é que não reconhece este quadro?

Depois de ter lido um post sobre este quadro no blog da saltinhos, fui fazer uma investigação sobre o assunto e...


Sabem que por detrás deste famoso quadro ( deve ser o mais vendido de todos os tempos em qualquer feira do país), existem uma longa e maquiavélica história ?


Giovanni Bragolin é um pintor famoso por ter feito um pacto com o diabo, nesse pacto ele ofereceu 27 quadros de crianças atormentadas, em troca receberia fama e fortuna, passando a vender quadros e a ser famoso, pois até ali nunca tinha conseguido vender um único.


Coincidências ou não, depois deste pacto tornou-se famoso.


O motivo das expressões de medo das crianças é um enigma.
Existem diversas teorias, que Bragolin seria um pedófilo, que as crianças estariam a ser torturadas, que poderiam até estar mortas. Todas as crianças terão sido trazidas da rua, pela forma como se encontram vestidas, logo ninguém daria falta delas.


Existem diversos mitos em redor destes quadro, um deles é que estes quadros trazem infortúnio, outro diz que todos os quadros têm demónios que são visíveis invertendo o quadro das mais diversas formas, reflectindo-o num espelho, ou observando atentamente.


Em Portugal diz-se que este quadro jamais poderá ser queimado, e se nos desfizéssemos dele, ele encontraria uma maneira de nos encontrar ou os infortúnios trazidos por esta acção, nos faria recuperá-lo. A única maneira de nos desfazermos dele, será deita-lo a um rio com corrente para sul.


De uma coisa podemos ter certeza, estes quadros foram pintados nos anos 60 e 70, logo estas crianças hoje seriam adultos. Podem ter entre 30 e 40 anos, estarão vivos? Julgo que não.


2 comentários:

  1. As coisas que a Mãe Carinho descobre!;-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Mónica Lice,
    É verdade as coisas que se descobrem, esta foi uma que me deixou pasmada.
    Felizmente não existem estes quadros na minha familia :))
    Bjs

    ResponderEliminar