segunda-feira, 21 de setembro de 2009

" uma montanha no fundo do mar.."

O RMS Titanic foi um navio transatlântico da Classe Olympic da British White Star Line construído em 1912 nos estaleiros da Harland and Wolff, na Irlanda.
Tinha um comprimento de cerca de 269 metros (ou seja, quatro campos de futebol) por 28 metros de largura e uma altura de 54 metros, (aproximadamente um prédio de 11 andares).
Saiu de Inglaterra, no dia 10 de Abril de 1912 com destino a Nova Iorque, transportando 2228 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulação.
Às 23h40 do dia 14, colidiu com um iceberg e afundou-se duas horas e meia depois.
Passageiros e tripulação que sobreviveram: 705.
Passageiros e tripulação que morreram: 1.523

Hoje ainda é o acidente marítimo mais famoso do Século XX.


A história do Titanic já foi contada inúmeras vezes quer em livros quer em filmes.
Faltava tocar no Titanic !!


Assim e depois de aqui ter dito que tinha de ir, fomos ver a exposição. E ainda bem !

Tudo o que possa dizer é pouco, ver a exposição faz-nos sentir como passageiros e regressar ao início do século XX e fazer parte da história.


As peças, genuínas, que estiveram cerca de 90 anos a 3.658 metros de profundidade, numa escuridão profunda e onde a pressão da água é cerca de 377Kg/cm2, dão-nos a conhecer histórias reais de muitos dos passageiros.


Uma das frases que mais me encantou durante a exposição, é dita por um dos exploradores que diz que " o Titanic é de uma grandiosidade que é como uma montanha no fundo do mar ".



Ao comprar o bilhete de entrada, cada pessoa recebe uma réplica do bilhete do Titanic, com os dados e um pouco da história do passageiro, Começa assim a viagem, desde a construção do barco, a vida a bordo, o seu afundamento, e os surpreendentes objectos resgatados e no fim temos a lista de passageiros que morreram e dos sobreviventes.



Existem diversas histórias dos passageiros, que nos vão sendo contadas ao longo da exposição, como a de uma famosa costureira Parisiense que tencionava levar a sua roupa a bordo mas exigia que lhe fosse feito um um seguro de viagem, não lho fizeram, por considerarem o Titanic inafundável, a dita senhora recusou-se a viajar no Titanic ou sabe-se que o homem mais rico a bordo era um banqueiro que viajava com a amante de 17 anos, era uma viagem para fugir aos comentários da sociedade sobre a gravidez da jovem amante.




A bordo do Titanic iam 3 Portugueses
Sr. Domingos Fernando Coelho,
Sr. Manuel Gonçalves Estanislau
Sr. José Neto Jardim

Três homens, todos eles nascidos na Ilha da Madeira.
Domingos Coelho, 20 anos, Manuel Estanislau, 37 anos, e José Jardim, 21 anos .
Embarcaram juntos no Titanic a 10 de Abril de 1912, em Southampton, Inglaterra.
Os três amigos eram trabalhadores agrícolas e tinham reservado uma passagem de terceira classe a bordo do navio com destino à América, com a esperança e o sonho de um trabalho novo e mais bem pago.


Coelho, o mais novo dos três, era solteiro.
Estanislau, o mais velho dos três amigos, era casado há 13 anos e tinha cinco filhos.
Jardim casara-se há menos de dois anos e tinha uma filha recém-nascida.

Segundo histórias que se contam na família, foi a esposa de José Jardim, Maria, que, enquanto bordava com algumas amigas debaixo de uma figueira em meados de Abril, reparou numa lapa viva — uma espécie de molusco — agarrada à agulha, o que considerou um mau presságio. Quatro horas mais tarde recebeu um telegrama a dizer que José morrera no desastre.

Domingos Coelho e Manuel Estanislau também faleceram no afundamento — nenhum dos corpos dos três amigos foi alguma vez recuperado.







TITANIC pps



5 comentários:

  1. Muito interessante! Gostei da informação!
    :o)

    ResponderEliminar
  2. Realmente é trágico e fascinante ao mesmo tempo.O seu relato esta tão bem feito que conseguimos imaginar até as feições das pessoas
    Obrigado por este momento cultural
    Bjs
    Célia

    ResponderEliminar
  3. Há pouco tive acesso a uma parte do projecto do navio e é simplesmente fantastico e assombroso ser possivel a suaconstrução naquela época.
    Não sabia da historia dos portugueses.
    Gostei muito de ler.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá, adorei o seu post!!!
    O modo como escreveu ficou ainda mais interessante!!! Amei, parabéns!!
    Beijos
    Lu

    ResponderEliminar
  5. Noêmia,
    É um facto histórico bastante interessante. De uma grandiosidade imensa,
    Beijinhos

    CCAM,
    A palavra certa é fascinante mesmo, adoramos.
    Beijinhos

    Canela,
    Se tiveres hipoteses vai ver a exposição, vais adorar ver tudo o que foi possivel naquela época colocar dentro do navio, pormenores cheios de requinte.
    Foi só na exposição que soube que iam Portugueses a bordo.
    Beijinhos

    Luciana Chocolate em Pó,
    Adorei o teu blog, parabens!
    O Titanic é uma história fantastica, ainda bem que gostaste.
    Beijinhos

    ResponderEliminar