quinta-feira, 14 de maio de 2009

Se tiver enganada...corrigam-me sff


“ A Cultura é um elemento indispensável …… para a qualidade de vida, factor de cidadania e instrumento fulcral para a compreensão e conhecimento crítico da realidade.
O Ministério da Cultura é o departamento governamental …... Não cabendo ao Estado organizar e, muito menos, controlar a vida cultural, cabe-lhe, sem qualquer dirigismo, estimular, apoiar e promover acções que favoreçam o acesso das pessoas a novas oportunidades culturais bem como ao pluralismo da criação cultural. Tem, pois, por missão melhorar as condições de acesso dos cidadãos à Cultura …”

Isto é um excerto que se pode ler aqui, mas para quem está sem paciência digo-vos que é o portal do Ministério da Cultura.


Este post surge porque ontem tive uma duvida…

Para que serve o Ministério da Cultura???

Ora isto porque, eu a minha amiga G. estávamos a combinar uma ida á exposição sobre os objectos que foram encontrados no Titanic, e lá vamos nós todas lampeiras, saber dos preços, horários, datas e tal…,qual não é o nosso espanto…
Os bilhetes custam 15€, foi aqui que me surgiu a pergunta “Para que serve o Ministério da Cultura?”

Hoje em dia 15€ para ver uma exposição não é para qualquer bolsa e lá fui eu procurar as competências do MC.

Segundo José Cardoso que é o organizador da exposição, não teve qualquer apoio no governo, tiro-lhe o meu chapéu e pode contar com a minha visita a esta exposição, de qualquer forma continuo com a pergunta mas afinal para que serve o MC ?


Não cabe ao Estado decretar quem é melhor, nem decidir quem é melhor: se o Toy se Jorge Palma.
Somos nós que escolhemos. Mas temos de ter acesso aos dois, só assim decidimos.

Num país evoluido, a política da cultura, não deve privilegiar o apoio directo aos criadores, mas sim a criação de condições para que eles encontrem um mercado para o seu trabalho.
A prioridade não pode nem deve ser, o subsídio aos artistas, mas a criação de públicos e isso não é tarefa do MC, mas de outros dois Ministérios: o da Educação e o das Comunicações (estes ficam para outro post).
Em Portugal não existe o hábito de ir a exposições, museus, galerias…há que fomentar isso, há que dar um acesso a todo esse tipo de informação/cultura de forma a que seja acessível ao maior numero de Portugueses, isto sim é tarefa do Ministério da Cultura!




Sem comentários:

Enviar um comentário